João Carlos Marinho

João Carlos Marinho nasceu no Rio de Janeiro em 25 de setembro de 1935. Com a mudança da família para Santos, cursou o nível primário no Colégio Ateneu Progresso Brasileiro. O então chamado ginasial foi cursado em São Paulo, no Colégio Mackenzie. Uma nova mudança, desta vez para Lausanne, na Suíça, levou Marinho a obter o Maturité Fédérale, certificado de conclusão do ensino secundário suíço que dá acesso a universidades, faculdades e escolas politécnicas na Suíça e no estrangeiro.

De volta ao Brasil, fixou residência na capital paulista e se formou pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Exerceu a advocacia trabalhista em Guarulhos até 1987, ano em que voltou a morar em São Paulo e deixou a profissão, passando a viver exclusivamente de direitos autorais.

Em 1969, quando ainda advogava, publicou o livro O Gênio do Crime, que se tornou um clássico da literatura infantil brasileira, superando a marca das 70 edições. Dali em diante, foram surgindo os outros livros da “Turma do Gordo”, totalizando um conjunto de 13 títulos.

Pelo livro Sangue Fresco, o autor recebeu o Prêmio Jabuti e o Grande Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O livro Berenice Detetive foi agraciado com o Prêmio Mercedes-Benz, um dos mais importantes destinados a obras infantojuvenis no Brasil.

O Gênio do Crime foi levado para o cinema em 1973, em filme dirigido por Tito Teijido e que leva o nome de O Detetive Bolacha Contra o Gênio do Crime.  O livro também foi traduzido para o idioma espanhol, recebendo o título El Genio del Crimen.

Marinho escreveu, ainda, quatro livros para adultos.

Além dos livros, a Global disponibiliza diversos conteúdos exclusivos em seu blog: entrevistas, críticas literárias, resenhas, vídeos, notícias e muito mais.

Livros do autor