Rubem Braga e o meio ambiente, por Gustavo Tuna

5 de junho de 2023

O dia 5 de junho foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser o dia internacional do meio ambiente.

E são muitos os escritores que, de modo intencional ou não, acabam levando seus leitores a refletir sobre as ações necessárias para a conservação dos ecossistemas, no intuito de que os seres humanos saibam viver de forma sustentável em harmonia com a natureza.

Rubem Braga foi um deles. O cronista deixou expresso todo o seu amor e preocupação pela preservação da flora e da fauna. Essa paixão pela natureza está presente não apenas nos textos sobre sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, como também naqueles que tem como cenário o Rio de Janeiro, capital de extrema beleza natural que ele adotaria como morada durante a maior parte de sua vida.

Em 2017, no intuito de apresentar aos mais jovens a devoção sincera de Rubem pelo mundo animal e vegetal, localizei e reuni um conjunto de 21 crônicas do autor até então publicadas apenas em jornais e revistas para compor um livro infantojuvenil para a Global Editora e Distribuidora Ltda. Intitulada Dois pinheiros e o mar e outras crônicas sobre meio ambiente, a coletânea traz as ilustrações sempre sagazes de Dave Santana.

Em 2018, o livro foi selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para compor o seu Acervo Básico FNLIJ. E em 2021, ele foi um dos livros da Global selecionados para compor um Clube de Leitura com temáticas ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em Língua Portuguesa. Aqui no Brasil, essa iniciativa ficou a cargo da CBL, da FNLIJ e outras instituições.

Convido todos a refletir sobre as maravilhas da natureza e os desafios que se impõem para preservar todo esse conjunto de seres vivos que estavam aqui antes de nós fazendo um passeio pela imbatível prosa de Rubem Braga!

por Gustavo Tuna

Posts relacionados