Autores da Global são destaques em eventos espalhados por São Paulo

14 de novembro de 2023

Os contemporâneos Ignácio de Loyola Brandão e Elizandra Souza tem eventos presenciais agendados e Machado de Assis e João Carlos Marinho são relembrados em eventos especiais

Nossos autores Elizandra Souza e Ignácio de Loyola Brandão no estande da Global na 21ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro - 2023
Créditos: Arquivo da Global

Não faltará oportunidade de passeios aos paulistanos amantes de literatura no restante de novembro e início de dezembro. Mesas de debates, lançamentos de livros e exposições irão agitar a cidade de São Paulo e diversos desses eventos contarão com a presença de autores da Global Editora. E em outros, a memória de grandes nomes da nossa literatura, serão lembrados e homenageados.


Veja abaixo alguns eventos presenciais para aproveitar com a família e amigos:

16 de novembro de 2023, quinta-feira: Mesa de debate – “Ignácio de Loyola Brandão e sua escrita provocativa”

A Unibes Cultural irá promover um bate-papo entre Paulo Werneck, editor da Revista Quatro cinco um e o escritor Ignácio de Loyola Brandão sobre o conjunto de sua obra (já são 50 livros publicados) e o estilo de sua escrita nos diversos gêneros que praticou ao longo da carreira – conto, romance, crônica – para adultos, jovens e crianças.


Para o seus leitores-admiradores será uma grande oportunidade de explorar as camadas profundas de suas narrativas e se aproximar da complexa interseção entre literatura e sociedade que o autor desenvolve tão bem. Para os novos leitores, a chance de conhecer um dos grandes escritores da literatura brasileira contemporânea.


Loyola pertence às Academias Brasileira e Paulista de Letras. É Doutor Honoris Causa pela UNESP Araraquara. Tem 50 livros publicados, entre eles Não verás país nenhum e Dentes ao sol, que está sendo adaptado para o cinema.



O encontro acontece no dia 16/11 (quinta-feira), às 19h, com ingressos gratuitos. CLIQUE AQUI PARA RESERVAR O SEU!


A Unibes Cultural fica na Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo - SP, próximo a Estação S. N. Sra. Fátima-Sumaré, da Linha 2 – Verde do Metrô

A partir de 18 de novembro de 2023: Ocupação Machado de Assis

O Itaú Cultural (IC) promove a partir do dia 18 de novembro a Ocupação Machado de Assis, uma homenagem ao grande escritor de todos nós e a seu legado – para a literatura e além dela. A exposição enfatiza a negritude do autor e reúne de documentos a edições variadas, a fim de mostrar que o Bruxo do Cosme Velho continua sendo leitura cada vez mais viva.


A visita é gratuita e pode ser feita a partir do dia 18 de novembro de 2023, até 4 de fevereiro de 2024. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP, próximo a Estação Brigadeiro, da Linha 2 - Verde do Metrô.


Mais informações no site do Itaú Cultural

19 de novembro de 2023, a partir das 15h: Lançamento do livro Filha do fogo, de Elizandra Souza

Crédito: Arquivo da Global

A autora e ativista cultural estará no dia 19 de novembro, das 15h às 18h, na Livraria Martins Fontes Paulista para o lançamento de seu novo livro de contos, onde apresenta ao leitor suas principais bandeiras: a cultura periférica e a Literatura Negra Feminina por meio de breves e sensíveis histórias ficcionais.


Em Filha do fogo – 12 contos de amor e cura, Elizandra traz uma incursão em episódios incomuns protagonizados em sua maioria por vozes femininas negras, como a sua. Mulheres que manifestam os desafios, as decepções e as conquistas que permeiam o percurso daquelas que afrontam os códigos consolidados na sociedade atual. Uma sociedade ainda tão hierarquizada que permanece se recusando a enxergar a viabilidade de modos de viver mais libertários, igualitários e humanos nas relações cotidianas.


A Livraria Martins Fontes Paulista fica na Avenida Paulista, 509 - Bela Vista, São Paulo – SP, próximo a Estação Brigadeiro, da Linha 2 - Verde do Metrô.


Conheça mais sobre o livro Filha do Fogo, de Elizandra Souza

2 de dezembro de 2023, sábado: Leitura Dramatizada e lançamento do livro As joias desaparecidas, de João Carlos Marinho

Conhecido como um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira, especialmente pelo clássico O gênio do crime, João Carlos Marinho, que nos deixou em 2019, começou desde cedo a criar histórias e com apenas 13 anos escreveu o seu primeiro livro, mas que ficou desconhecido do grande público por anos e só agora foi descoberto.


A obra As joias desaparecidas, será lançada postumamente no dia 2 de dezembro, das 15h às 17h, na Livraria da Vila – Unidade Fradique e contará com a presença dos filhos do autor Beto, Cecília e Alex, além de leitura dramatizada de trecho do livro feita pelo booktoker e ator, Tiago Valente.


A Livraria da Vila fica na Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo - SP.


Conheça mais sobre o livro As joias desaparecidas, de João Carlos Marinho Silva

Em breve divulgaremos mais eventos literários de nossos autores aqui no blog!