O caneco de prata

O caneco de prata
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Edição: 17ª edição
Formato: 15,5 x 23 cm
102 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 177 gramas
ISBN: 978-85-260-1299-8
Código de Barras: 9788526012998

Autor (a) : João Carlos Marinho
Ilustrações : Erika Verzutti

Sinopse

Praticante de futebol durante a infância e mocidade, fanático torcedor até hoje, João Carlos Marinho realiza aqui o seu sonho de fazer literatura com futebol. O caneco de prata é o primeiro livro da literatura brasileira para crianças a ter como tema o futebol (publicado em 1971) e permanece como um clássico.

A turma do gordo resolve ganhar o campeonato mirim que até ali era ganho anualmente pela escola do professor Giovanni, um italiano fanático, casado com a Filomena. A obsessão pelo futebol é levada aos extremos limites, ultrapassa-os, invade a cidade, invade tudo, todos ficam loucos: juízes, psicanalistas, advogados, o gordo, o dono do hospício, um leopardo, o Esquadrão da Morte, um marciano.

Mas rodada por rodada, implacável como o destino, o campeonato avança, afunila-se a tabela, aproxima-se a grande final. Giovanni faz de tudo para fulminar o adversário, ensina a quebrar perna sem o juiz ver, joga bomba bacteriológica na concentração. Filomena implora que, além do futebol, Giovanni preste um pouquinho de atenção nela também. Enfim o professor Giovanni acaba sendo um vilão simpático, o autor se diz encarnado nele.

R$ 65,00

Comprar esse livro
Tema(s) principal(is): Amizade, curiosidade, mistério, suspense e aventura;
Tema(s) transversal(is): Ética;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte, História e Matemática.
Montar um painel sobre futebol; Montar uma exposição de obras impressionistas e surrealistas. Será importante o aluno perceber que a capacidade inventiva do artista transcende limites, não respeita fronteiras; Pesquisar sobre Pitágoras.
Vídeos

O Caneco de Prata de João Carlos Marinho

Ver mais vídeos sobre a obra