A coleção Novo Viver, Aprender representa um recurso valioso para orientar os professores na reflexão e aprimoramento contínuo de suas práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos. A autoavaliação do trabalho docente emerge como um componente essencial nesse processo, permitindo não apenas a análise crítica das estratégias adotadas, mas também a adaptação constante para melhor atender às necessidades específicas dos estudantes adultos em formação.
No contexto desafiador da EJA, onde muitos estudantes conciliam estudos com responsabilidades familiares e profissionais, a coleção oferece diretrizes claras para que os educadores avaliem a eficácia de suas metodologias de ensino. Iniciar com um planejamento detalhado das aulas é fundamental, garantindo que as estratégias empregadas sejam pertinentes e inclusivas, capazes de engajar todos os estudantes.
Avaliar se as atividades propostas são acessíveis e relevantes para a realidade dos estudantes da EJA também é um ponto crucial abordado pela coleção. A partir dessa avaliação, os professores podem ajustar suas práticas pedagógicas, promovendo uma aprendizagem mais significativa e adaptada às necessidades individuais dos estudantes.
Outro aspecto central é a avaliação contínua do progresso dos estudantes e o feedback oferecido após as avaliações. A coleção Novo Viver, Aprender incentiva os professores a utilizar esses momentos não apenas para medir o aprendizado, mas também para identificar áreas de melhoria e desenvolvimento dos estudantes, contribuindo assim para um ensino mais eficaz e personalizado.
Além disso, a autoavaliação docente na EJA inclui a reflexão sobre a relação professor-aluno e o ambiente de aprendizagem criado em sala de aula. Promover um espaço acolhedor, colaborativo e motivador é essencial para o sucesso educacional dos estudantes adultos, e a coleção oferece sugestões práticas para alcançar esse objetivo.
Por fim, a formação continuada do professor é enfatizada pela coleção como um elemento-chave para o desenvolvimento profissional. Estar aberto a novas ideias, ler livros, assistir filmes e documentários, fazer pesquisas e buscar constantemente atualizações são práticas incentivadas para garantir que os educadores da EJA estejam sempre preparados para enfrentar os desafios do ensino contemporâneo.
Assim, a coleção Novo Viver, Aprender não apenas guia os professores na autoavaliação de seu trabalho na EJA, mas também promove uma cultura de melhoria contínua, colaborando para um ambiente educacional mais inclusivo, dinâmico e eficaz para todos os estudantes adultos em busca de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.
Judith Nuria Maida
Coordenadora da coleção Novo Viver, Aprender para Educação de Jovens e Adultos.
Bacharel e Licenciada em Geografia pela USP. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de La Rioja (Espanha). Pós-graduada em formação de professores pela Universidad de Nebrija (Espanha). Formadora de educadores e Coordenadora de materiais didáticos mercado e PNLD.