Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 são pilares essenciais na educação contemporânea, especialmente na Coleção Novo Viver Aprender. Esses temas não são apenas abordados, mas integrados de maneira interdisciplinar para enriquecer a formação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
Os TCTs englobam seis macro-áreas temáticas que são fundamentais para o desenvolvimento cidadão: Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde. Cada uma dessas áreas visa contextualizar o aprendizado, tornando-o relevante e significativo para os estudantes (BRASIL, 2019).
Paralelamente, os ODS da Agenda 2030 da ONU estabelecem metas globais para alcançar um futuro mais sustentável até 2030. Esses objetivos abordam questões como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, energia limpa, entre outros, incentivando ações transformadoras em âmbito global e local (Centro de Informação das Nações Unidas, 2015).
Na prática educacional da Coleção, tanto os TCTs quanto os ODS são integrados ao currículo de forma transversal, permitindo que sejam explorados em diversas disciplinas e etapas da EJA. Isso não apenas enriquece o aprendizado dos estudantes, mas também promove a formação de cidadãos conscientes, éticos e engajados na sociedade.
A abordagem interdisciplinar e transdisciplinar dos TCTs e ODS favorece uma aprendizagem que não se limita ao conhecimento técnico, mas também desenvolve habilidades como pesquisa, análise crítica e trabalho colaborativo. Projetos interdisciplinares, por exemplo, podem surgir a partir da leitura de textos nos volumes do Livro do Estudante, artigos de jornais, revistas e conteúdo online, estimulando a pesquisa e a criação de soluções criativas para desafios contemporâneos.
É fundamental que os professores incentivem e orientem os estudantes na exploração desses temas, promovendo debates e reflexões que motivem o engajamento ativo dos estudantes. A partir dessa abordagem, os estudantes não apenas adquirem conhecimentos teóricos, mas também desenvolvem uma consciência crítica sobre as questões globais e locais que impactam suas vidas.
A Coleção Novo Viver, Aprender não adota os TCTs e ODS como conteúdo a serem ensinados, mas os incorpora de maneira prática e integrada, preparando os estudantes da EJA para serem agentes de mudança em suas comunidades, contribuindo para um futuro mais justo, sustentável e solidário.
Judith Nuria Maida
Coordenadora da coleção Novo Viver, Aprender para Educação de Jovens e Adultos.
Bacharel e Licenciada em Geografia pela USP. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de La Rioja (Espanha). Pós-graduada em formação de professores pela Universidad de Nebrija (Espanha). Formadora de educadores e Coordenadora de materiais didáticos mercado e PNLD.