Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Conquistas de Estudantes e Professores

28 de agosto de 2024

Na Educação de Jovens e Adultos, os estudantes representam uma diversidade rica em experiências e expectativas, refletindo uma mistura única de juventude e maturidade. Alguns buscam novas oportunidades profissionais, enquanto outros veem na educação uma chance de reafirmar sua dignidade e melhorar suas condições de vida. É um ambiente onde cada história de vida é valorizada e onde todos compartilham o desejo comum de aprender e crescer pessoalmente.

O papel do professor na EJA é fundamental e multifacetado. Mais do que apenas transmitir conhecimento, ele atua como motivador, mentor e facilitador do diálogo. Adaptar-se às necessidades específicas de adultos e jovens que retornam à sala de aula, muitas vezes enfrentando desafios como falta de tempo devido a obrigações familiares e de trabalho, é essencial. O professor precisa ser sensível e criativo, encontrando maneiras de tornar o aprendizado significativo e acessível para todos.

A diversidade presente na sala de aula da EJA exige uma abordagem pedagógica flexível. Cada estudante traz consigo diferentes experiências de vida e níveis de conhecimento prévio, o que requer do professor a habilidade de personalizar o ensino e tornar o conteúdo relevante para todos. Superar a evasão escolar, um desafio comum nessa modalidade, demanda uma abordagem proativa que valorize as experiências de vida dos estudantes e crie um ambiente inclusivo e acolhedor.

Além disso, a tecnologia desempenha um papel crescente na educação contemporânea. O professor da EJA precisa estar atualizado e capacitado para integrar ferramentas digitais em seu ensino, ao mesmo tempo em que reconhece as limitações de acesso à tecnologia que alguns estudantes podem enfrentar. A gestão democrática da escola, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, envolve todos os profissionais da educação, que desempenham papéis essenciais no suporte ao processo educacional.

A Coleção Novo Viver, Aprender é resultado de um esforço coletivo de profissionais especializados na educação de jovens e adultos para oferecer uma educação de qualidade, valorizando os estudantes e os educadores envolvidos.

Judith Nuria Maida

Coordenadora da coleção Novo Viver, Aprender para Educação de Jovens e Adultos.
Bacharel e Licenciada em Geografia pela USP. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de La Rioja (Espanha). Pós-graduada em formação de professores pela Universidad de Nebrija (Espanha). Formadora de educadores e Coordenadora de materiais didáticos mercado e PNLD.

Posts relacionados