Joel Rufino dos Santos

Nasceu no Rio de Janeiro em 1941. É doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conhecido a partir de 1960, quando participou da elaboração da revolucionária coleção de livros didáticos “História Nova”, que o levou algumas vezes aos cárceres da ditadura militar.

Tem incursões em várias formas de expressão escrita, do livro didático ao romance histórico, passando também pelo teatro, pelos roteiros de televisão e pela literatura infantil. Foi subtitular da Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Negras do Estado do Rio de Janeiro (1991-1992) e presidiu a Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura. O historiador e escritor é referência no pensamento e na atuação contra o racismo no Brasil. Rufino foi um dos intelectuais perseguidos, após o Golpe de Estado de 50 anos atrás (1964).

É autor de mais de vinte livros. Pela Global Editora tem publicadas as seguintes obras para crianças e jovens: Ciúme em Céu Azul, Gosto de África – Histórias de Lá e Daqui, O Caçador de Lobisomem, O Presente de Ossanha, Uma Estranha Aventura em Talalai, (com edição em espanhol, Una Extranã Aventura en Talalai). Para adultos tem o ensaio Épuras do Social e a biografia Zumbi.

Livros do autor