Parceiros

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que pesquisa e produz conhecimentos para melhorar a qualidade da educação, em larga escala.
Fundado em 1994, por desejo do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Instituto trabalha para desenvolver o potencial das novas gerações, ajudando estudantes a ter sucesso na escola e a ser cidadãos capazes de responder às exigências profissionais, econômicas, culturais e políticas do século 21.
Anualmente o Instituto Ayrton Senna capacita 60 mil educadores e seus programas beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios nas diversas regiões do Brasil.
Financiado com recursos próprios, de doações e de parcerias com a iniciativa privada, o Instituto dispõe às administrações públicas, gratuitamente, serviços de gestão do processo educacional que incluem diagnósticos e planejamento, formação de gestores e educadores, desenvolvimento de soluções pedagógicas e tecnológicas inovadoras, tudo articulado de forma a promover uma educação integral para o pleno desenvolvimento de crianças e jovens em suas múltiplas competências.
Os resultados impactantes de suas tecnologias e práticas bem sucedidas fazem do Instituto uma referência para a elaboração de políticas públicas.
Pela reconhecida produção e disseminação de conhecimentos e soluções para o desenvolvimento humano, o Instituto Ayrton Senna integra, desde 2004, a rede de Cátedras UNESCO no mundo, e colabora diretamente para que o Brasil possa atingir as metas propostas pela ONU para prover educação básica de qualidade a todas as crianças e a todos os jovens até 2015.


A Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 1994. Sua missão é promover direitos educativo, culturais e da juventude, tendo em vista a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável.

Para tanto, realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais. Integra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos, no nível local, nacional e internacional. Desenvolve pesquisas, divulga informações e análises enfocando as políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial e de gênero.

A educação de jovens e adultos está entre as principais ações desenvolvidas pela Ação Educativa. Em 20 anos, a instituição conquistou um grande reconhecimento graças à capacidade de articular atores e apoiar redes e fóruns. Também conquistou importantes realizações no desenvolvimento de projetos de assessoria, formação de educadores e publicação de material didático.

É nessa empreitada que a Global Editora participa ativamente como parceira da Ação Educativa. Editando, divulgando e distribuindo para todo o Brasil as obras destinadas a Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Fundamental e Alfabetização.

Desde a implantação do programa, a Ação Educativa e a Global já atingiram mais de 1,2 milhão de alunos e educadores em todo o Brasil.

Gilberto Freyre e sua família resolveram instituir, na Vivenda Santo Antonio de Apipucos, uma Fundação que não apenas reunisse o seu patrimônio cultural, seus bens e acervos, mas que também pudesse estimular a continuidade dos seus estudos e de suas idéias, voltados para a compreensão e interpretação da realidade social brasileira.

A Casa de Gilberto Freyre, transformada em Fundação no dia 11 de março de 1987, cumpre, assim, o seu destino. Na concepção do tempo por ele idealizado, onde o presente, o passado e o futuro se interpenetram e constituem um só tempo, sua vida e sua obra continuam inalteradas e hoje cumprem o papel de balizadoras das ações desenvolvidas pela instituição.

 

Instituição cujo objetivo é a preservação, divulgação e gerência do patrimônio cultural de Luís da Câmara Cascudo, principal nome intelectual do estado do Rio Grande do Norte, o LUDOVICUS funciona na casa em que Cascudo residiu por cerca de 40 anos e produziu a sua monumental obra. Nela estão dez coleções, além de todo acervo bibliográfico e documental do nosso patrono. Curiosidades como as paredes autografadas da biblioteca, a preciosa pinacoteca, o mobiliário de época e a coleção de comendas, são algumas das atrações da instituição, que testemunha uma vida dedicada ao saber e a cultura do Brasil.

O nome escolhido para denominar o Instituto, Ludovicus, possui uma razão histórica e também sentimental. Câmara Cascudo, no seu livro autobiográfico O Tempo e Eu, nos conta que: “Batizou-me o padre João Maria Cavalcanti de Brito, em 9 de maio de 1899, na Capela do Senhor Bom Jesus dos Passos, da Ribeira, presentemente Matriz. (…) Meu padrinho (o Desembargador Joaquim Ferreira Chaves, Governador do Estado) sabia latim e respondeu às perguntas do sacerdote: Quid petis ad Ecclesia Dei? Fidem! E a Igreja concedeu-me a súplica. O Padre João Maria disse meu nome certo em latim: – Ludovicus”. Portanto, o nome Luís em latim é que hoje denomina o Instituto que preserva a sua memória.

http://youtu.be/BeBct8hrdSE

A logomarca também possui uma interessante origem. Ao criar o Instituto buscamos uma logomarca que se identificasse, de forma inequívoca, com a figura de Câmara Cascudo. A base para criação da logomarca foi o ex-libris cascudiano, que tem como elementos ilustrativos o peixe cascudo e uma inscrição em latim. Novamente é o próprio Cascudo quem nos explica: “Cascudo não é o coleóptero, mas um peixe de loca, acari, Precostomus loricariae, que inclui no seu ex-libris, com o moto Dum Spiro Spero (Enquanto respiro, espero)”. O ex-libris foi trabalhado e gerou a logomarca que tem como ilustração o “peixe cascudo”.

 

 



O Programa Adultos e CRIANÇAS CRIATIVAS® criado por Gian Calvi e Lucila Martinez, é um projeto multimídia voltado à Excelência na Educação, cujos produtos (livros, DVDs, desenhos animados, brinquedos, jogos e cursos de criatividade) estimulam o lazer construtivo, o hábito da leitura e o desenvolvimento das potencialidades inovadoras. Desenvolve conteúdos e materiais educativos e de capacitação multimídia, para estimular a criatividade, o empreendedorismo e a curiosidade pela informação, a través da fantasia e o encontro com as questões do dia-a-dia, tais como o espírito de crítica construtiva, a consciência socioambiental, proteção dos direitos da infância e do adolescente, prevenção da violência intrafamiliar e a educação de pais e responsáveis pelo “cuidar e educar” crianças.

Gian Calvi e Lucila Martinez são educadores que atúam por mais de 30 anos na Transformação, Inovação e Sustentabilidade local e regional, promovendo ambientes favoráveis para Cidades Educadoras e Inovadoras.  A valorização do Conhecimento, da Leitura e da Economia Criativa fazem parte dos seus cursos e seminários ” Vejo as Coisas de Outro Jeito”. Boa parte da experiência de Gian Calvi e Lucila Martinez foi adquirida no planejamento e coordenação de projetos internacionais  e consultorias para a UNESCO, UNICEF, OEA, CERLALC, Banco Mundial, BID, Pertrobras, entre outros.

A Global Editora, desde 2004 é parceira nesse projeto, editando, divulgando e distribuindo os livros, DVDs e fantoches em livrarias e instituições públicas e privadas. Para mais informaçõs sobre os materiais e projetos, consulte gratacrapa@gmail.com

O Instituto de Pesquisas, Estudos, Cultura e Educação – IPECE é uma instituição jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos e que tem por objetivos: promover a cultura; defender, divulgar e conservar o patrimônio histórico e artístico; defender e preservar o meio ambiente; promover o desenvolvimento sustentável; criar, desenvolver e promover formas de atendimento ou produtos, tais como livros, revistas ou quaisquer outros suportes de leitura, bem como através de metodologia de ensino a distância que sirvam de desenvolvimento para suas ações.

Criado em abril de 2001, o IPECE desenvolve importantes projetos nas áreas de leitura, bibliotecas públicas e escolares, especialmente no setor público.

Acompanhar a evolução social e o desenvolvimento científico e tecnológico, além de contribuir efetivamente para a formação de cidadãos participativos e plenamente integrados ao crescimento nacional são questões presentes na missão do IPECE.

Suas políticas de atuação ressaltam o desenvolvimento de ações que se integram nas tendências atuais e modernas para a formação do cidadão. Para que isso aconteça, as condições de permanente atualização, utilização da leitura, uso da informação e acesso ao conhecimento são temas dos projetos que o IPECE desenvolve e para os quais busca parcerias para ampliar o contexto social, educacional e cultural em que atua.


A ALB – Associação de Leitura do Brasil, fundada em 1981, congrega todas as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de questões relativas à leitura – pesquisadores, professores de todos os níveis, estudantes universitários, bibliotecários, jornalistas, editores, livreiros, historiadores etc.

A entidade tem sua sede na Faculdade de Educação da Unicamp e sua intervenção se faz mediante:

• realização de Congressos, Seminários e Jornadas, dentre os quais destaca-se o Cole (Congresso de Leitura do Brasil), realizado bianualmente na Unicamp;
• organização de cursos de núcleos de pesquisas que enfocam a leitura do ponto de vista de diferentes áreas de conhecimento;
• estímulo à organização e implantação de grupos regionais de estudos e pesquisas, apoiando seus trabalhos e facilitando a troca de experiências;
• veiculação das atividades excetuadas pelos grupos regionais ou por estudiosos da matéria; desde janeiro de 2007 vem aproximando os investigadores de leitura na Roda de Pesquisadores da ALB;
• publicação de livros, revistas, cadernos e boletins, nos quais não apenas se expressam os pontos de vista da ALB, mas os dos estudiosos da questão.

Em parceria com a GLOBAL EDITORA publica semestralmente a REVISTA LEITURA: TEORIA & PRÁTICA, único periódico nacional específico sobre leitura, e que em 2007 comemora 25 anos de serviços prestados ao desenvolvimento da leitura no território nacional. Além disso, está projetando uma coleção de livros sobre diferentes aspectos da leitura para atender as necessidades de atualização dos professores brasileiros.