Língua Portuguesa, Geografia e História


Autor: Ação Educativa

Como ocorre nos demais volumes, o trabalho com linguagem se organiza com base na diversidade de gêneros textuais e de esferas, a fim de possibilitar que os estudantes se insiram em práticas de leitura, escrita e oralidade variadas. As esferas literária, científica, jornalística, escolar, familiar e da atuação cidadã são algumas das contempladas nos volumes e os alunos são desafiados e ler e a se posicionar sobre textos em gêneros diversificados, escritos, orais e multimodais, tais como poema de cordel, entrevista, lenda, memória, bilhete, seminário, história em quadrinhos, debate, instruções, fôlder turístico, verbete, entre outros. A coleção buscou ainda se aproximar das experiências de vida das populações a que se destinam os volumes, sem, contudo, a elas se limitar.
É partindo das situações de leitura e visando contribuir para a produção dos alunos que os conhecimentos linguísticos são selecionados. Os livros destinados ao 4º ano e ao 5º ano organizaram esses tópicos numa progressão que pode ser acompanhada pelos estudantes e os ajuda a sistematizar, pouco a pouco, o que já sabem sobre a língua portuguesa. Dessa forma, foram privilegiados aqueles aspectos da língua relevantes para a leitura dos textos em foco e para a etapa de aprendizagem escolar. Evitou-se o acúmulo de tópicos gramaticais e privilegiou-se o trabalho com aspectos linguísticos que impactem as capacidades de leitura e de produção dos estudantes.
As propostas de produção escrita e oral são situadas, ou seja, o gênero, os interlocutores, os objetivos e a situação em que o texto irá circular são explicitados para as crianças. Os textos lidos e discutidos auxiliam na elaboração temática e também podem servir como modelo do gênero a ser produzido. As estratégias de revisão são valorizadas e orientadas, e há seções dedicadas à autoavaliação dos alunos quanto ao trabalho desenvolvido no capítulo.

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