Arte


Autor: Ação Educativa

Trabalhar com arte na escola significa propiciar aos alunos a expansão das formas de relacionamento com o mundo que os cerca. Na Coleção Campo Aberto, os dois volumes dedicados à Arte consideram que aprender arte significa colocar-se em contato com ela, conhecer suas linguagens e seus códigos. Este contato é fonte de conhecimento que constrói e potencializa identidades criadoras. As propostas da obra procuram contribuir para que se abram novos caminhos que envolvem a sensibilidade, a poesia, a percepção, a experimentação e a transformação.
A seleção e a organização dos conteúdos da Coleção foram pautadas nos conhecimentos que contemplem as  propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de que no transcorrer do Ensino Fundamental o aluno possa desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte (artes visuais, dança, música, teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas produzidos ao longo da história e na contemporaneidade.
Na obra dedicada ao 1º, 2º e 3º anos os conteúdos foram agrupados por temas, constituindo-se cada um dos capítulos uma unidade temática que inclui as diferentes linguagens da arte: artes visuais, música, teatro e dança. No volume dedicado ao 4º e 5º anos do Ensino Fundamental foram definidos três eixos estruturais: artes visuais, artes cênicas e música. Esses campos pautaram o conjunto dos capítulos dedicados à Arte no volume, com conteúdos autônomos, porém complementares.

FAIXA_CATALOGO