Box Graciliano Ramos
Ficha Técnica
Editora: GLOBAL
Edição: 1ª edição
Formato: 14 x 21 cm
696 páginas
4 x 0
Peso: 910 gramas
ISBN: 978-65-5612-789-7
Código de Barras: 9786556127897
Autor (a) : Graciliano Ramos
Sinopse
O Box Graciliano Ramos reúne três romances fundamentais do autor alagoano: S. Bernardo, Angústia e Vidas secas. Publicadas em edições especiais, recebem um projeto editorial sofisticado, que inclui capas ilustradas com xilogravuras do mestre J. Borges, cujas imagens dialogam com a força simbólica de cada obra.
Essa coleção celebra a força e a atualidade da prosa de Graciliano Ramos, cuja linguagem direta e precisa é reconhecida por retratar com profundidade os conflitos sociais, psicológicos e políticos do Brasil.
A coleção reúne conteúdo editorial de alta qualidade, com estudos críticos assinados por Regina Zilberman, Carolina Duarte Damasceno e Alfredo Bosi, além de um esmero gráfico incomum no mercado. Os volumes possuem capas com ilustrações de J. Borges, texto extra com cronologia da vida de Graciliano, além de manuscritos e imagem do autor, materiais visuais selecionados do arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros USP (IEB/USP) – Fundo Graciliano Ramos.
Obras inclusas no box:
S. Bernardo: narrado por Paulo Honório, a narrativa é uma confissão implacável sobre poder, ambição e solidão. A obra expõe o coronelismo rural e a transformação de um homem que, ao conquistar tudo, descobre o vazio de sua trajetória. Uma crítica à autoridade e ao patriarcalismo em prosa firme e corajosa.
Angústia: narrado em primeira pessoa por Luís da Silva, um funcionário público à beira do colapso psicológico, o romance mergulha no fluxo de consciência de um homem atormentado por ciúmes, obsessões e pela opressão da vida urbana e social dos anos 1930. Publicado pela primeira vez em 1936, pouco antes de o autor ser preso pelo governo de Getúlio Vargas, é uma alegoria poderosa da repressão e da solidão.
Vidas secas: romance essencial da literatura brasileira, que retrata a dura travessia de uma família sertaneja em busca de sobrevivência no sertão assolado pela seca. Com personagens memoráveis – como Fabiano, sinha Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia –, o livro denuncia a injustiça social de forma precisa e comovente.








