Contos do baobá

Contos do baobá
Autor (a) : Maté

Sinopse

No começo dos tempos, o céu ficava muito perto da Terra, tão pertinho que as mulheres deviam tomar cuidado para não encostar nele quando manejavam seus pilões. E à noite, quando o firmamento se iluminava, elas se armavam de longas varas e pescavam umas estrelas para suas crianças brincarem.

Assim começa a história chamada Por que os pescadores gostam do vento?, uma das quatro narrativas que compõem os Contos do baobá, um livro inspirado no repertório dos griots, os verdadeiros guardiões da cultura oral africana.

A obra reúne quatro contos da África Ocidental adaptados e ilustrados por Maté. Em Contos do baobá, as histórias – “A lebre, o rinoceronte e o hipopótamo”, “Anansi e o presente de Deus”, “Por que os pescadores gostam do vento?” e “O camaleão e o chimpanzé” – são protagonizadas por personagens marcantes das narrativas tradicionais africanas.

O livro apresenta ainda, antes das histórias, o griot, poeta, músico e guardião de histórias transmitidas oralmente geração após geração e explica por que todo griot precisa de um baobá, árvore gigante quase mágica.

R$ 45,00

Tema(s) principal(is): Cultura africana;
Tema(s) transversal(is): Ética e pluralidade cultural;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia e Arte.
Contar oralmente uma das histórias; Construir o griot ou uma das personagens das histórias com materiais disponíveis na escola; Desenhar coletivamente um baobá; Visualizar no mapa os países da África Ocidental.
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Edição: 2ª edição
Formato: 20 x 26 cm
40 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 190 gramas
ISBN: 978-85-260-2211-9
Código de Barras: 9788526022119