Bola no pé

Bola no pé
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Jovens Inteligentes
Edição: 2ª edição
Formato: 14 x 21 cm
56 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 80 gramas
ISBN: 978-85-260-0521-1
Código de Barras: 9788526005211

Autor (a) : Maria Alice Barroso
Ilustrações : César Landucci
Ilustrações : Mauricio Negro

Sinopse

Tião, filho da lavadeira Isaltina, é o protagonista da história Bola no pé, de Maria Alice Barroso. O garoto, descoberto pelo olheiro Borges nas peladas da várzea nas manhãs de domingo em sua cidade natal, Parada de Deus, no norte do estado do Rio de Janeiro, é levado para ser reserva no Flamengo. O Flamengo o recebera na qualidade de "come e dorme", isto é, ele dormia no vestiário e comia na cozinha do restaurante. Contrato assinado, só depois de provar no campo a qualidade de
seu futebol.
Como seu futebol era excelente, de reserva logo passa a titular. Com uma vitória atrás da outra, rapidamente se torna um ídolo nacional. Porém o que ele não contava é que, em um jogo decisivo contra o Botafogo, uma fatalidade mudaria toda sua vida.
Uma história comovente sobre a trajetória ? ascensão e queda ? de Tião, que soube com humildade traçar um novo caminho para ser feliz.

Preço sugerido: Sob consulta

Para saber sobre o processo de compra deste livro, escreva para: vendas@globaleditora.com.br.

Tema(s) principal(is): Futebol, discriminação, relacionamento, coragem, humildade;
Tema(s) transversal(is): Ética;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática.
Discutir a trajetória de Tião: ascensão e queda; Escolher algum ídolo do futebol e pesquisar sobre sua vida pessoal e esportiva; Dividir a classe em duplas e cada uma escolher um time do Brasil para pesquisar e depois trocar com a classe: origem, estado, uniforme, estádio, títulos, hino, torcida etc.