Tutameia

Tutameia
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Edição: 1ª edição
Formato: 16 x 23 cm
256 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 370 gramas
ISBN: 978-65-561-2174-1
Código de Barras: 9786556121741

Sinopse

O Livro publicado em Julho de 1967, reune quarenta estórias curtas e traz um aspecto peculiar: uma obstinada preocupação do escritor com o modo de apresentar suas estórias aos leitores. Tal desejo de Rosa pode ser visto, num primeiro momento, pelo modo como a configuração da duplicidade ficção/metaficção encontra-se registrada no próprio aspecto gráfico do texto, em que se diferenciam os caracteres redondos dos itálicos. Os primeiros são utilizados nos quarenta contos, ou seja, nos textos ficcionais propriamente ditos. O segundo estilo é adotado nos prefácios, epígrafes, citações.
Em Tutameia, são tecidas por Rosa insuperáveis tramas de matéria variada. Dentre a miríade de temas e assuntos tocados pelo escritor neste livro, podemos citar o amor (presente em A vela ao diabo e Desenredo), a vida dos ciganos (o caso dos contos Faraó e a água do rio, O outro ou o outro e Zingarêsca) e, como não poderia deixar de narrar, o cotidiano de figuras típicas do mundo sertanejo, elemento constitutivo das narrativas Hiato, Sota e barla e Vida ensinada.
Além dos essenciais textos introdutórios de Paulo Rónai, grande conhecedor da obra rosiana, esta edição da Global traz ao fim um estudo do crítico literário Gilberto Mendonça Teles intitulado O pequeno sertão de Tutameia, publicado originalmente na revista Navegações, v. 2, n. 2, em julho-dezembro de 2009. A Global também apresenta ao leitor o projeto de Victor Burton , que desenvolveu a capa a partir da fotografia de Araquém Alcântara, fotográfo especializado em registrar as paisagens brasileiras

R$ 75,00

Comprar esse livro
Sertão, Natureza, Relações Humanas