Tiradentes

Tiradentes
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Darcy Ribeiro ,Darcy Ribeiro
Edição: 2ª edição
Formato: 16 x 23 cm
48 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 90 gramas
ISBN: 978-85-260-2255-3
Código de Barras: 9788526022553

Autor (a) : Darcy Ribeiro

Sinopse

No ensaio Tiradentes, Darcy Ribeiro, renomado por seus estudos na área da Antropologia e por seus romances para o público adulto, discorre com exaltação sobre Minas Gerais, elogia alguns importantes intelectuais mineiros, tece considerações sobre os acontecimentos da Inconfidência Mineira e, principalmente, sobre a figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que mesmo vencido deixou uma gloriosa memória. Em meio aos fatos e às citações históricas, o autor também se coloca de forma subjetiva:

Permitam-me, aqui, um registro pessoal. Estando eu preso, uma vez, na Ilha das Cobras e na Fortaleza de Santa Cruz, rodei todas as celas que me deixaram ver, procurando adivinhar onde os subversivos mineiros tinham padecido sua prisão. Vivi aqueles meses, sempre ciente de que compartilhava com meus heróis o límpido azul do céu, a visão do mar bravio que esbate no paredão de granito, as velhas pedras dos pátios, as ásperas paredes e os hirtos portões, sempre fechados.

R$ 59,00

Comprar esse livro
Tema(s) principal(is): Minas Gerais, Inconfidência Mineira, Tiradentes;
Tema(s) transversal(is): Ética;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes.
Assinalar as informações novas para você contidas no livro; Elaborar um parágrafo de até 15 linhas com a intenção de comentar o ponto de vista de Darcy Ribeiro sobre Tiradentes; Pesquisar para saber mais sobre Vila Rica, atual Ouro Preto; Pesquisar sobre Aleijadinho.