Histórias de vaqueiros e cantadores para jovens

Histórias de vaqueiros e cantadores para jovens
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Luís da Câmara Cascudo
Edição: 1ª edição
Formato: 16 x 23 cm
128 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 200 gramas
ISBN: 978-85-260-1754-2
Código de Barras: 9788526017542

Autor (a) : Luís da Câmara Cascudo
Ilustrações : Erivaldo

Sinopse

Luís da Câmara Cascudo dedicou grande parte de sua vida à pesquisa e à divulgação da cultura popular brasileira. As orações fortes, os hábitos sociais, as festas da tradição, as conversas, as superstições, tudo era o passado inarredável, completo, no presente. Vivi essa vida durante anos e anos. Dezenas de vezes voltei ao sertão de quatro Estados e nunca deixei de registrar fatos, versos, causos.

Esta coletânea, acessível ao jovem leitor, representa uma viagem pelo Brasil diverso, rico e prazeroso de Câmara Cascudo. Antes de todos os versos há sempre uma explicação que contextualiza o motivo e a história da cantoria. A lenda de Pedro Cem é muito espalhada e conhecida no Brasil. A história, contada como apólogo moral, ouvi muitas vezes, nas noites sertanejas. Meu Pai sabia algumas quadras. A que transcrevo é de junho de 1932, impressa em Recife, Pernambuco. Pedro Cem continua tendo leitores e sua existência servindo de exemplo apavorador.

R$ 65,00

Comprar esse livro
Tema(s) principal(is): Cultura popular, crenças, valores, imaginação, o fazer poético.
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Geografia, História, Música, Arte.
Apresentar algumas quadras de cor; Destacar os aspectos históricos e geográficos dos textos; Recontar em prosa as histórias; Conhecer outros livros de Câmara Cascudo; Investigar sobre outras formas de manifestações da cultural popular.