Histórias de verdade

Histórias de verdade
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Temática Indígena
Edição: 3ª edição
Formato: 23 x 20 cm
48 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 193 gramas
ISBN: 978-85-260-0652-2
Código de Barras: 9788526006522

Autor (a) : Aracy Lopes da Silva
Autor (a) : Carolina Young

Sinopse

Aracy Lopes da Silva (1949-2000), doutora em Antropologia Social pela USP, realizou pesquisas de campo entre os Xavante do Brasil central. Além das atribuições acadêmicas, sempre defendeu os direitos dos índios. Sua produção escrita compreende mais de 54 publicações. Porém, como a própria autora afirmou, Histórias de verdade é o único livro para crianças que escrevi.

História marcada pelo conhecimento mútuo, pela aceitação das diferenças, pelo diálogo, pela amizade construída, no dia a dia da aldeia, e depois na cidade grande, entre Uríe, um menino índio, e Pedro, um menino branco. Ele era visita. Morava longe, numa cidade. Parente seu só sua mãe. Ela tinha vindo trabalhar na escola da aldeia. Os índios queriam aprender coisas que ela sabia: ler e escrever, por exemplo. Ela tinha aceito porque queria aprender coisas que os índios sabiam. História de respeito à diversidade sociocultural que precisa ser lida não só pelas crianças, mas também pelos adultos.

R$ 59,00

Comprar esse livro
Tema(s) principal(is): Questão indígena, educação para o respeito à diversidade étnica e cultural;
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural, meio ambiente, trabalho/consumo e saúde;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte, Ciências, História, Geografia e Matemática.
Listar o que Urié aprendeu com Pedro e vice-versa; Refletir sobre o que a classe aprendeu com os dois meninos; Criar uma história em que os meninos, já adultos, se encontram; Dividir a classe em grupos e cada um trabalhar um aspecto, por exemplo: a contribuição dos povos indígenas à cultura brasileira; os direitos dos indígenas no Brasil; a arte indígena sobre povos.