Coração solitário

Coração solitário
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Jovens Inteligentes
Edição: 2ª edição
Formato: 14 x 21 cm
88 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 110 gramas
ISBN: 978-85-260-0541-9
Código de Barras: 9788526005419

Autor (a) : Maria Adelaide Amaral
Ilustrações : Mauricio Negro
Ilustrações : César Landucci

Sinopse

Maria Adelaide Amaral, romancista, novelista e autora de peças, teatrais traz uma história em que a personagem principal é ela mesma. A ação transcorre em São Paulo entre 1955 e 1959, época imediatamente anterior à revolução dos costumes dos anos 1960. A repressão e o conservadorismo marcam esse período que era extremamente ameno e agradável. A miséria ainda não tinha se transformado em paisagem urbana. O rádio e o cinema eram os grandes acontecimentos. Eu fui uma adolescente atormentada por todas as angústias e inseguranças. No entanto, olhando para trás sei que as bases daquilo que sou foram plantadas lá.

A narrativa retrata seu cotidiano, seu comportamento e os seus sentimentos mais profundos em relação ao mundo e às pessoas que a cercam. Embora os fatos narrados ocorram em outra época, os jovens de hoje se identificarão com a autora, pois o difícil ritual de passagem entre a infância e a idade adulta – a adolescência – ocorre sempre.

R$ 49,00

Comprar esse livro
Tema(s) principal(is): Comportamento, adolescência, sexualidade, relações familiares, anos 1960;
Tema(s) transversal(is): Ética;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Arte, Ciências.
Traçar um perfil da narradora; Discutir o que há de igual e o que há de diferente entre a adolescência da autora e a dos alunos; Identificar na narrativa elementos característicos da época (palavras, comportamentos, valores, músicas, formas de lazer, hábitos etc.); Pesquisar sobre os atores, escritores, músicos e dramaturgos citados no decorrer do livro.