Por parte de pai
Ficha Técnica
Editora: GLOBAL
Edição: 2ª edição
Formato: 15,5 x 23 cm
96 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 121 gramas
ISBN: 9786556128566
Código de Barras: 9786556128566
Autor (a) : Bartolomeu Campos de Queirós
Sinopse
Há livros que contam uma história. Outros, devolvem ao leitor um tempo que parecia perdido. Em Por parte de pai, Bartolomeu Campos de Queirós faz das lembranças matéria-prima e transforma a infância em território permanente da imaginação. Esta nova edição traz um uma cronologia da vida e um caderno iconográfico colorido do autor. Publicada originalmente em 1995, a Global Editora apresenta este que é um dos mais importantes títulos do escritor. Uma delicada travessia entre memória e invenção. Das paisagens do interior de Minas Gerais emerge a relação silenciosa e profunda entre um menino e seu avô. As paredes da casa, cobertas de palavras, tornam-se o primeiro livro da criança; antes delas, porém, existe outra leitura: o afeto do pai que pode ser lido apenas de olhar. É nesse universo em que gestos cotidianos ganham dimensão poética que Bartolomeu constrói uma narrativa capaz de atravessar gerações.
Por parte de pai revela como a literatura é capaz de resgatar aquilo que o tempo parece apagar. Como escreve Yeda Prates Bernis, no texto que acompanha esta edição, "um mútuo amor calado, imenso, perpassa pelas páginas deste livro em que o avô reina e o neto é o seu súdito encantado". E é justamente dessa convivência entre ternura, saudade e imaginação que nasce uma obra que continua a emocionar leitores de todas as idades.
Em tempos de urgência e excesso, Por parte de pai convida o leitor a desacelerar. A caminhar pelas ruas de uma pequena cidade, a ouvir os silêncios da família, a reconhecer que algumas lembranças permanecem intactas porque encontraram abrigo no carinho e na literatura. Afinal, como demonstra Bartolomeu, a infância pode não voltar no tempo, mas continua existindo cada vez que um livro é aberto.








