Primeiras Estórias

Primeiras Estórias
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: João Guimarães Rosa
Edição: 1ª edição
Formato: 16 x 23 cm
184 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 280 gramas
ISBN: 978-85-260-2477-9
Código de Barras: 9788526024779

Leia trecho da obra

Sinopse

Em Primeiras estórias, João Guimarães Rosa constrói narrativas curtas que tratam de matérias diversas da experiência humana, como a busca da felicidade, a necessidade do autoconhecimento e as maneiras de se conviver com a inevitável finitude da vida.

Composto por 21 contos, “As margens da alegria”, “Sorôco, sua mãe, sua filha”, “Famigerado” e “A terceira margem do rio” são alguns dos feitos sublimes desse escritor, que levou a artesania da palavra a patamares jamais experimentados na literatura de língua portuguesa. A capacidade de encantar desse livro está, dentre outros atributos, nas estórias tecidas com maestria e que se desenrolam em um território situado à margem da civilização moderna, compondo enredos que mesclam o real e a ficção, e que deixam largo espaço para os leitores darem asas à fantasia e, paradoxalmente, refletirem sobre seus destinos.

Esta edição traz um texto de Luiz Costa Lima, um dos principais teóricos da literatura do país, intitulado “O mundo em perspectiva: Guimarães Rosa”. A capa é de Victor Burton e Anderson Junqueira. E a foto é de Araquém de Alcântara (Casario abandonado), Formoso (MG), em 2014.

R$ 65,00

Comprar esse livro
Existência humana, emoções, espelhamento
1. Em Primeiras estórias, o autor busca recuperar, na escrita, a fala das personagens do sertão mineiro; a poesia presente nas imagens, sons e estruturas de uma linguagem que está à margem da norma estabelecida pelos padrões urbanos. Identifique trechos nos contos em que se observa esse uso da linguagem e reflitam sobre seus possíveis significados. 2. As narrativas desse livro causam uma mesma impressão: acontecimentos inusitados, comportamentos aparentemente inexplicáveis, histórias contadas por meio de uma linguagem fora do comum. Procure em cada um dos 21 contos os personagens que extrapolam os limites da normalidade.