Macunaima

Macunaima
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Edição: 1ª edição
Formato: 16 x 23 cm
352 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 500 gramas
ISBN: 978-65-5612-430-8
Código de Barras: 9786556124308

Autor (a) : Mário de Andrade

Sinopse

Publicado em 1928, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter transformou nossa literatura. Compondo um romance singular repleto de musicalidade, Mário de Andrade fez-se valer de uma inovadora mistura de fragmentos de lendas indígenas e africanas, contos, cantos e ditados populares. O resultado é uma narrativa instigante que indicia a busca do escritor pela forma e essência do ser brasileiro, com todas as contradições e instabilidades que esse conceito reúne. O livro permanece sendo um monumento literário que vem encantando seguidas gerações de leitores.

Este novo volume lançado pela Global traz materiais extras de peso. O prefácio é escrito por duas especialistas na obra de Mário de Andrade, as pesquisadoras Telê Ancona Lopez e Tatiana Longo Figueiredo, responsáveis pelo estabelecimento do texto do romance. Traz também reproduções de capas, imagens de primeiras versões (manuscritos), notas de trabalho do autor e de exemplares de trabalho nos quais Mário de Andrade registrou mudanças para edições posteriores do livro. Destacando a importância de Macunaíma para a literatura brasileira, ainda conta com uma coletânea de críticas sobre a obra, publicadas ao longo das décadas. E, por fim, traz um ensaio inédito da professora da USP Leyla Perrone-Moisés, escrito especialmente para esta edição.

A pintura que integra a capa da edição é de autoria de Jaider Esbell (1979-2021), artista, geógrafo, escritor e arte-educador indígena nascido em Boa Vista, Roraima. Jaider compôs ao longo de sua trajetória um trabalho artístico reconhecido nacional e internacionalmente, tendo composto uma série de pinturas associadas ao romance de Mário de Andrade, pelo qual devotava grande admiração.

R$ 85,00

Comprar esse livro
povo brasileiro, cultura brasileira, lendas, mitos indígenas, diversidade