Lendas brasileiras para jovens

Lendas brasileiras para jovens
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Luís da Câmara Cascudo
Edição: 2ª edição
Formato: 16 cm de Largura x 23 cm de Altura
128 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 200 gramas
ISBN: 978-85-260-1121-2
Código de Barras: 9788526011212

Leia trecho da obra

Autor (a) : Luís da Câmara Cascudo
Ilustrações : Jô Oliveira

Sinopse

Dezesseis lendas compõem esta antologia. Agrupadas por regiões, do norte ao sul do país, essas narrativas resgatam nossa herança cultural, construída pelos índios, negros e europeus. Conhecer a história do Cobra Norato, do Barba Ruiva, do Romãozinho, da cidade encantada de Jericoacoara, do Chico Rei, da gralha azul e do Negrinho do Pastoreio, entre outros, dá uma dimensão de nossa diversidade linguística e, consequentemente, cultural.

No paranã do Cachoeiri, entre o Amazonas e o Trombetas, nasceram Honorato e sua irmã Maria. A mãe sentiu-se grávida quando se banhava no Claro. Os filhos eram gêmeos e vieram ao mundo em forma de duas serpentes escuras. A tapuia batizou-os com os nomes cristãos. O povo chamava-os: Cobra Norato e Maria Caninana.

A leitura de Lendas brasileiras para jovens representa uma viagem de descoberta e de encantamento pelas terras brasileiras. Representa, também, um encontro com a sensibilidade e o poder criativo de nossa gente para ouvir, contar e recontar histórias.

R$ 65,00

Comprar esse livro
Tema(s) principal(is): Cultura popular, costumes, crenças, valores.
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Arte.
Recontar as histórias; Criar outra capa para o livro; Construir com materiais disponíveis na escola os personagens das histórias; Resgatar dentro do contexto familiar e social aspectos folclóricos e culturais, a origem desses aspectos e sua própria origem; Conhecer outras lendas, mitos, parlendas, crendices populares, artesanatos das várias regiões do Brasil.