Contos indígenas brasileiros

Contos indígenas brasileiros
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Daniel Munduruku
Edição: 2ª edição
Formato: 16 x 23 cm
64 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 110 gramas
ISBN: 978-85-260-0936-3
Código de Barras: 9788526009363

Autor (a) : Daniel Munduruku
Ilustrações : Rogério Borges

Sinopse

Na apresentação do livro Contos indígenas brasileiros, publicado em 2004, o autor, Daniel Munduruku, afirmou: “O Brasil é o país da diversidade cultural e linguística. Aqui em nossas terras, convivem mais de 250 povos diferentes, falando 180 línguas e dialetos, morando em todos os estados desse imenso país. São mais de 750 mil pessoas, segundo os últimos dados do IBGE, que buscam manter acesas as chamas de sua tradição e o equilíbrio de suas próprias vidas.”

Os oitos contos selecionados pelo autor, a partir de um critério linguístico, têm a intenção de retratar, através de seus mitos – o roubo do fogo, a origem do fumo, depois do dilúvio, entre outros -, a caminhada de alguns de nossos povos indígenas do norte ao sul do país – Guarani, Karajá, Munduruku, Tukano, entre outros. A leitura dessas histórias dá às crianças uma rica visão de nossa herança cultural.

R$ 59,00

Comprar esse livro
Tema(s) principal(is): Mitos, crenças, valores indígenas;
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural, meio ambiente;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia.
Dividir a classe em grupos para que pesquisem mais sobre cada povo; Compreender as histórias. Criar um baú de histórias (com objetos diversos) e contá-las para os alunos menores; Criar uma palavra cruzada, com as palavras do glossário; Discutir sobre o que o povo indígena tem para ensinar ao homem branco.