» Leia mais"/> » Leia mais">

Gustavo Rosa

Gustavo Machado Rosa nasceu em 20 de dezembro de 1946, na cidade de São Paulo, onde faleceu em 2013. Iniciou sua experiência com a pintura ainda na infância, tendo sido um dos principais nomes da arte de sua geração, foi pintor, desenhista, gravador e artista plástico autodidata. Suas obras destacam-se por um estilo inconfundível, que figura a sensibilidade, o irreverente, o humor, o grotesco e o belo, com traços definidos, singelos, diretos e claros.

Suas obras são brasileiras e universais, e narram a realidade irônica e poética do cotidiano, retratando homens, mulheres, crianças, animais, que se transformam em personagens cheios de profundidade.

Em sua primeira exposição, em 1969, Di Cavalcanti, que depois se tornou seu amigo, comentou: “Esse rapaz tem um traço muito bom”. Após exposições importantes no Brasil, Estados Unidos e Japão na década de 1970, e após ter perdido a irmã, Gustavo Rosa trouxe à sua obra um olhar mais satírico da realidade. E a década de 1980 consagrou sua carreira com participações em grandes mostras de arte e prêmios.

Livros do autor