Cinco episódios documentais contam a incrível trajetória do antropólogo que participou de momentos fundamentais para a história recente brasileira
Capa do primeiro episódio da série Darcy Ribeiro do Brasil - Um documento narrado
Em 2022, completou-se 100 anos do nascimento de Darcy Ribeiro (1922-1997). Isso motivou a criação da nova temporada dos podcasts Cultura Transviada e Saudiversidade. “Darcy Ribeiro do Brasil – Um Documento Narrado” é o título da série de cinco episódios que começou a ser lançada em agosto. Idealizado pelo jornalista Pedro Neves em parceria com a médica infectologista Vivian Avelino-Silva, o podcast mergulha em uma pesquisa documental sobre a vida e o legado de Darcy Ribeiro, personalidade que trilhou uma trajetória tão múltipla quanto representativa ao estudar, defender e lutar pelo Brasil e por toda a diversidade do povo brasileiro.
Este projeto/podcast foi realizado com recursos do prêmio concedido pelo edital '100 anos de Darcy Ribeiro', no âmbito do projeto da Muriqui Cultural, realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Oi, apoio do Oi Futuro e coprodução da Zucca Produções.
Pedro Neves e Vivian Avelino-Silva - Apresentadores da série Darcy Ribeiro do Brasil – Um Documento Narrado (Créditos: Arquivo pessoal)
A vida de Darcy Ribeiro é impossível de ser resumida. Ele foi antropólogo, senador, foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras, deixou uma obra imensa em livros, artigos, estudos etnográficos, esteve envolvido na criação da Universidade de Brasília, no Museu do Índio, no Memorial da América Latina, no sambódromo do Rio de Janeiro, nos Cieps do governo Brizola (RJ), foi vice-governador, Ministro da Educação, Ministro Chefe da Casa Civil do Governo João Goulart.
Além dos inúmeros cargos e obras, Darcy foi testemunha ocular de momentos importantes para a vida brasileira do último século. Foi o último a deixar o Palácio do Planalto no Golpe Militar de 1964, foi preso, exilado, realizou um périplo por países da América Latina, lutou pela causa indígena em uma época marcada por imenso preconceito e desinformação. Produziu até o final da vida, chegando a fugir do hospital para terminar de escrever o seu último livro.
Tantos fatos e feitos são contados nos cinco episódios, através de entrevistas, áudios históricos, análises, dramatizações e uma minuciosa ambientação sonora.
O projeto foi produzido pelo Instituto Saudiversidade e Clímax Conteúdo, tem direção Pedro Neves e apresentação de Vivian Avelino-Silva e Pedro Neves.
Escute o primeiro episódio:
Texto: Divulgação – Assessoria de Imprensa