A Global Editora nasceu há 50 anos com um objetivo: dar uma casa definitiva aos mais importantes autores da literatura de língua portuguesa. Fundada em 1973 por Luiz Alves Júnior, a casa sempre esteve consciente da relevância dos livros na formação do indivíduo, visando disponibilizar aos leitores as obras mais consagradas de nossa literatura.
Em virtude de um trabalho intenso na publicação e divulgação do que há de melhor na literatura brasileira e portuguesa, com o passar dos anos, escritores e escritoras marcantes começaram a fazer parte do catálogo de nossa casa editorial. A variedade de autores que estão conosco faz da editora não somente uma casa que valoriza o que existe de melhor na nossa literatura, como também demonstra seu propósito de abraçar a diversidade cultural que marca o país.
Câmara Cascudo, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro são intelectuais cujos textos ocupam lugar de relevo no pensamento brasileiro e que permanecem essenciais para se conhecer e entender o Brasil atual. Cecília Meireles, Cora Coralina, Manuel Bandeira e Rubem Braga construíram obras literárias que iluminam e cativam gerações e gerações de leitores. Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queirós, João Carlos Marinho, Marcos Rey, Marina Colasanti, Roger Mello, Toni Brandão e Ruth Rocha são alguns dos nomes de destaque da literatura infantil e juvenil que temos o privilégio de publicar. Ignácio de Loyola Brandão segue produzindo há décadas histórias brilhantes que conquistaram um espaço especial em nosso catálogo e nos corações de nossos leitores. A literatura de Sérgio Vaz, poeta e agitador cultural, também é outra presença forte que figura em nossas estantes. E, nos últimos anos, juntaram-se ao nosso time João Guimarães Rosa e José Lins do Rego, escritores de primeira grandeza que deixaram suas marcas singulares no campo literário nacional e até mesmo internacional.
Com enorme satisfação, em outubro de 2023 a Global Editora completa 50 anos de atividades, firmemente comprometida com as missões de enorme responsabilidade que tem à sua frente: disseminar a literatura e a cultura brasileiras, fomentar o hábito da leitura em nosso país e contribuir para o fortalecimento da educação brasileira nos níveis básico e superior.
E que venham mais 50!
E que venham mais 50!