William Shakespeare

Em uma crônica de 1896, publicada em A Semana, Machado de Assis que já havia escrito três capítulos de sua obra-prima, Dom Casmurro, sob influência explícita da tragédia Otelo,assim destaca a importância de Shakespeare: "Um dia, quando já não houver império britânico, haverá Shakespeare; quando se não falar inglês, falar-se-á Shakespeare". Shakespeare é, ao lado de Dante e Cervantes, um dos maiores criadores de todos os tempos.

William Shakespeare nasceu em abril de 1564 na cidade inglesa de Stratford-upon-Avon. Segundo registros locais, estudou no Kings New School, que, seguindo o padrão das escolas elisabetanas, valorizava o conhecimento dos textos clássicos escritos em latim. É notável nas peças do Bardo a influência de Sêneca, Plauto e, principalmente, de Ovídio, a quem suas peças fazem muitas referências.

Aos 18 anos, ele se casou com Anne Hathaway, filha de um próspero agricultor da região. O casal teve três filhos: Susanna e os gêmeos Hamnet e Judith. Por volta de 1590, Shakespeare já se encontrava em Londres, onde uma população sedenta de entretenimento ia encontrar em teatro o gênero cultural por excelência.

Em Londres, a vida de Shakespeare estava totalmente ligada ao teatro: era ator, autor, sócio de companhia e de casa de espetáculo. Suas peças foram atraindo cada vez mais multidões que lotavam o Globe, o teatro que ele e sua companhia haviam construído. Além disso, era convidado a encenar suas peças na corte de rainha Elisabeth e de seu sucessor, Rei Jaime I. Peças como Hamlet, Romeu e Julieta, Sonho de uma noite de verão, Otelo, A megera domada, Rei Lear, Macbeth, Muito barulho por nada, Henrique VIII, são grandes referências na história do teatro universal.

Morreu em 23 de abril de 1616, em sua cidade natal, para onde havia se retirado por volta de 1610, buscando provavelmente a tranquilidade de seu lar com a família. Um dramaturgo e crítico, Ben Jonson, contemporâneo de Shakespeare, já previa a permanência da obra do Bardo e dizia que Shakespeare não pertencia a uma época, mas a toda a eternidade.