Affonso Romano de Sant’Anna

18 de julho de 2014

Mineiro de Belo Horizonte, Affonso Romano de Sant’Anna nasceu em 1937. Bacharelou-se em Letras Neolatinas pela UFMG, em 1962. Em 1969, também pela UFMG, com uma tese sobre Carlos Drummond de Andrade, tornou-se Doutor em Literatura Brasileira.

Nos anos 1960 participou ativamente de diversos movimentos de renovação da nossa poesia e, durante a ditadura militar, publicou, nos principais jornais brasileiros, corajosos poemas, reativando a relação do poeta com a vida social e política do país.

Entre 1990 e 1996, presidiu a Fundação Biblioteca Nacional, época em que estabeleceu uma eficaz política do livro e da leitura no país. Com cerca de quarenta livros publicados, entre poesia, ensaios e crônicas, é casado com a escritora Marina Colasanti e tem duas filhas.

Pela Global Editora tem as seguintes obras: Melhores Poemas, Melhores Crônicas, A implosão da mentira e outros poemas, Ler o mundo, A pesca, Crônicas para jovens. Além dos livros, você também pode consultar diversos conteúdos exclusivos, em nosso blog, como entrevistas, críticas literárias, resenhas, vídeos, notícias e muito mais.