Um sonho no caroço do abacate

Um sonho no caroço do abacate
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Jovens Inteligentes
Edição: 8ª edição
Formato: 14 x 21 cm
80 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 100 gramas
ISBN: 978-85-260-0511-2
Código de Barras: 9788526005112

Leia trecho da obra

Autor (a) : Moacyr Scliar
Ilustrações : Mauricio Negro
Ilustrações : César Landucci

Sinopse

Mardoqueu Stern, filho de judeus lituanos, de uma família simples, conhece Carlos no Colégio Padre Juvêncio, frequentado por filhos de fazendeiros e de industriais. Carlos era negro. Como eu, Carlos fora admitido graças ao padre Otero. O pai dele, consultor jurídico de uma grande estatal, tinha sido transferido de Salvador para São Paulo. Era um homem que ganhava bem, e queria colocar o filho num bom colégio, mas encontrava dificuldades – por razões óbvias. Entre os dois nasce uma grande amizade. Porém, juntos, enfrentam a discriminação, a injustiça e a incompreensão.

A respeito dessa comovente história, o autor, Moacyr Scliar, descendente de emigrantes judeus russos, comenta: Minha infância e minha juventude foram marcadas pela sombra do preconceito. Não estou só me referindo à cor da pele. Estou me referindo a ideias, a sentimentos, a emoções. Deseja, assim, compartilhar com os jovens leitores uma história sobre esperança, amizade e amor.

 Altamente Recomendável para o Jovem 1995 (FNLIJ)

R$ 65,00

Comprar esse livro
Tema(s) principal(is): Preconceito, amizade, amor;
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural;
Interdisciplinaridade:Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática;
Prêmio(s): Altamente Recomendável para o Jovem (FNLIJ/1995).
Levantar hipóteses sobre o título; Traçar um perfil de Mardoqueu e Carlos; Discutir a questão do preconceito vivido pelos personagens; Discutir as outras formas de discriminação; Conhecer mais sobre o extermínio dos judeus durante a Segunda Guerra; Conhecer, no Brasil, movimentos ligados à consciência negra.