Tarsila do Amaral é, sem sombra de dúvidas, um dos expoentes da arte moderna brasileira. Nascida em Capivari, São Paulo, 1886, Tarsila foi pintora, desenhista e escultora. Fez parte da Semana de Arte Moderna, em 1922 e, ao lado de nomes como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia e Anita Malfatti, fundou o Grupo dos Cinco.
Expoente do Modernismo brasileiro, Tarsila soube sintetizar, de maneira ímpar, a pluralidade do universo da cultura nacional. Com uma obra encantadora e repleta de vivacidade, firmou-se entre as grandes artistas plásticas do Brasil, sendo reconhecida no país e também fora dele. Com pinturas de tonalidades múltiplas, Tarsila trouxe por meio do pincel faces nunca antes reveladas do Brasil, retratando suas paisagens, animais, plantas e, como não poderia deixar de ser, sua gente. Dentre suas pinturas mais famosas destacam-se “Abaporu” e “Operários”.
Contando a arte de Tarsila do Amaral fornece ao leitor uma oportunidade privilegiada para conhecer a trajetória e os trabalhos dessa artista cuja obra liga-se profundamente à formação das identidades brasileiras.