Autor: Ação Educativa
Este material foi criado para ser trabalhado com crianças que entram no 1º ano do Ensino Fundamental, ou seja, que estão iniciando seu processo de alfabetização, mas que, como todas as crianças, apresentam conhecimentos e hipóteses a respeito da escrita. Hoje, entendemos que se alfabetizar é mais do que saber codificar e decodificar palavras e frases. Embora essas habilidades sejam muito importantes, o processo de alfabetização requer um amplo conjunto de conhecimentos, que pode se completar ao longo de um ciclo de alfabetização que o introduz, consolida e aprofunda. Requer, por exemplo, saber para que a escrita pode ser usada, o que ela representa, e como deve ou pode ser usada nas diferentes situações de interação mediadas por ela. Requer o reconhecimento de especificidades do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e da consciência sobre a pauta sonora das palavras (consciência fonológica). Para a construção destes conhecimentos, é fundamental que o aprendiz esteja em contato com interlocutores privilegiados, como a escola, os colegas e os professores. Este livro introduz aspectos do SEA ao mesmo tempo em que propicia a participação do aluno em eventos de letramentos diversos, nos quais as práticas de leitura e de escrita são significativas e contextualizadas, preparando os aprendizes não só para os usos escolares da escrita, mas também para seus usos em sociedades mais amplas, unificando alfabetização e letramento.