Usina

Usina
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Edição: 21ª edição
Formato: 14 x 21 cm
376 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 430 gramas
ISBN: 978-65-5612-107-9
Código de Barras: 9786556121079

Autor (a) : José Lins do Rego

Sinopse

Lançado em 1936, Usina é a continuação direta dos eventos ocorridos em Banguê. O livro é o quarto do que se convencionou denominar, dentro da obra do escritor paraibano, o Ciclo da Cana-de-Açúcar, série iniciada pelo romance Menino de engenho, de 1932. A edição da Global Editora está prevista para lançamento em agosto de 2021.
Na obra, o protagonista é Ricardo, apresentado em Menino de Engenho. No livro, Ricardo volta ao engenho Santa Rosa após cumprir prisão em Fernando de Noronha, e encontra o mundo que conhecia completamente transformado pela industrialização. Essa adaptação a uma realidade estranha, com códigos de conduta diferentes e nova organização social se apresenta mais penosa do que os anos de reclusão na prisão.
Do ponto de vista econômico e social, "Usina" retrata o fim do ciclo da tradição rural nordestina dos engenho, e o momento da chegada das maquinas e a decadência dessa economia para toda a região.
A edição de Usina publicada pela Global traz texto de apresentação da obra de Mariana Chaguri, Doutora em Sociologia e professora de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas.

R$ 75,00

Comprar esse livro
vida rural; cana-de-açúcar; Brasil; século XX.