Após ler os cinco livros da série do autor paraibano, sendo eles Menino de engenho, Doidinho, Banguê, Usina e Fogo morto, além de O moleque Ricardo, a produtora de conteúdo literário Úrsula Lopes resolveu gravar e postar, em seu canal do YouTube, as suas impressões e opiniões referentes à escrita de José Lins do Rego. Ao todo, foram cerca de dez meses de leitura.
“José Lins do Rego alugou um triplex na minha cabeça”
– comenta a influenciadora no título do vídeo.
No vídeo, Úrsula relata que iniciou despretensiosamente a leitura com o primeiro livro da série, Menino de engenho, logo no primeiro dia de 2023, e decidiu continuar a ler os demais livros da saga açucareira. Em mais de vinte minutos de vídeo, que dão uma bela introdução para o espectador que ainda não conhece a obra de José Lins do Rego, a influenciadora comenta cada uma das obras lidas, explicando que decidiu também ler O moleque Ricardo, pois, mesmo que esse livro não esteja dentro do “ciclo da cana-de-açúcar”, seu protagonista aparece pela primeira vez em Menino de engenho.
Assista agora ao vídeo postado no canal Leituras da Úrsula e mergulhe no fascinante mundo do “ciclo da cana-de-açúcar”, de José Lins do Rego:
Para quem não conhece o autor, que é uma das Joias da Global, José Lins do Rego foi um romancista, contista, cronista, tradutor e jornalista brasileiro. Nasceu em 3 de junho de 1901, em Pilar, Paraíba, formou-se em Direito e iniciou sua carreira literária em 1932, ao publicar Menino de engenho, livro que abre o “ciclo da cana-de-açúcar”.
A série de cinco livros retrata um importante período da nossa história, que abrange justamente do auge ao declínio econômico dos engenhos de açúcar nordestinos, além dos dramas psicológicos de homens e mulheres que lutam para sobreviver num território que se moderniza a duras penas.
INSTAGRAM | YOUTUBE | TIKTOK | X (TWITTER)