O livro “Contos indígenas brasileiros” foi escolhido para ser a obra em debate em
encontro virtual no dia 30 de abril.
A BibliON é a biblioteca digital gratuita de São Paulo, sob gestão da SP Leituras. Seu acervo conta com livros digitais e audiolivros, além de vídeos, podcasts e uma série de eventos culturais. Entre eles estão os Clubes de Leitura com encontros mensais, e um deles é dedicado a obras para o público infantojuvenil.
O Clube de Leitura é um espaço de trocas e compartilhamentos de impressões, sensações, perguntas e dúvidas sobre o tema do encontro. Nessa roda informal e descontraída, mensalmente, um livro entra em debate com o objetivo de uma escuta coletiva dos leitores e visão da obra com novos olhos.
O livro escolhido para abril no Clube de Leitura BiblioON Infantojuvenil é Contos indígenas brasileiros, de Daniel Munduruku, disponível para leitura no acervo da plataforma. O encontro acontecerá dia 30 de abril, às 19h no formato on-line e ao vivo.
A obra Contos indígenas brasileiros é composta por oitos contos selecionados pelo autor, a partir de um critério linguístico, e eles têm a intenção de retratar, através de seus mitos – o roubo do fogo, a origem do fumo, depois do dilúvio, entre outros –, a caminhada de alguns de nossos povos indígenas do norte ao sul do país – Guarani, Karajá, Munduruku, Tukano, entre outros. A leitura dessas histórias dá às crianças uma rica visão de nossa herança cultural.
Amanda Alves do Amaral, mediadora e organizadora do clube infantojuvenil da BiblioON, afirma ter escolhido o livro de Munduruku para a discussão do mês pois abril é o mês dos povos originários e indígenas.
“Em lugar de comemorarmos o dia do índio como tantas e tantas vezes nos foi ensinado, o mês de abril é um mês especial para dar voz e luz aos nossos povos originários, é momento de valorizar as histórias, contos e lendas do nosso povo e desfrutar das tradições que nos constituem brasileiros”,
afirma a mediadora de leitura e mestre em Livro infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona.
Para participar do encontro e discussão, basta inscrever-se no site da BiblioON (Clique aqui para inscrever-se!)
Atenção: O acesso ao encontro on-line de mediação é limitado às 100 primeiras pessoas que o acessarem.
Mais informações: contato@biblion.org.br
Saiba mais sobre a BibliON: https://www.biblion.org.br/