A educação de jovens e adultos é um método educacional para aqueles que não concluíram ou não podem continuar a educação primária ou secundária adequada à sua faixa etária. Atualmente, ainda há cerca de 13 milhões de brasileiros (dados de 2018) com 15 anos de idade ou mais não são alfabetizados. E o analfabetismo funcional, quando a pessoa reconhece letras e números, mas não consegue compreender textos simples nem realizar operações matemáticas, atinge cerca de 1/3 dos brasileiros.
Na EJA, aqueles que, por várias razões, foram privados do conhecimento formal estabelecido pela escola na idade apropriada, têm o direito à educação apoiada e garantida.
No entanto, sabemos que a EJA tem perspectivas complexas e enfrenta muitos desafios no contexto do mundo do trabalho da atualidade, caracterizado pela precarização das relações trabalhistas, pelo trabalho informal e o cenário de pós-pandemia.
Para mudar isso, a Global Editora produziu um material didático com a mesma qualidade já conhecida há décadas, mas agora renovado. Seguimos com uma abordagem educacional eficaz, rápida e com sentido, pois os estudantes são pessoas que trabalham muitas horas por semana e necessitam de suportes didáticos que sejam planejados para as suas reais possibilidades de estudo e que dialoguem com temas e desafios do cotidiano e do mundo do trabalho.
Nesse sentido, a coleção didática Novo Viver, Aprender foi cuidadosamente construída para atender as características e necessidades específicas que a educação na EJA encontra nos diferentes contextos do território e da sociedade brasileira.
Uma dessas características é que o ensino para pessoas jovens e adultas não pode ser confundido com as praticas de ensino para crianças e adolescente.
Embora pareça obvio, não é isso que acontece em muitas escolas e materiais didáticos para esse segmento.
No último dia 12 de junho, durante audiência pública de EJA na Câmera de Deputados uma servidora da Educação denunciou a infantilização do universo da EJA e clamou por políticas que imponham maior respeito.
A coleção Coleção Novo Viver, Aprender – EJA foi cuidadosamente pensada e concebida para pessoas jovens e adultas que buscam uma segunda chance e enfrentam diferentes desafios. Acima de tudo, sabemos que não poderia ser escrita e planejada por quem não conheçam de perto a realidade das escolas de EJA no Brasil.
Por esse motivo, a coleção Novo Viver, Aprender tem em sua autoria uma equipe integrada de autores que são também sujeitos da EJA: professores, ex-alunos, coordenadores e diretores de escolas de EJA de diferentes regiões do Brasil.
Isto é, autores protagonistas da EJA e verdadeiramente conhecedores dessa modalidade de Ensino. Pessoas que trouxeram para a escrita dos livros sua larga experiência, vivências e soluções para variados desafios desse conjunto da sociedade.
As estratégias desenvolvidas na coleção são focadas na ideia de que o estudante é um ser experiente, que traz consigo infinitos saberes, conhecedor de múltiplas realidades e protagonista de sua própria aprendizagem; pelo respeito aos saberes prévios dos estudantes; assim como, pela busca de diferentes maneiras de produzir saberes em todas as áreas do conhecimento.
Os autores organizaram os conteúdos de forma que as disciplinas podem conviver juntas na abordagem de diferentes temas como o meio ambiente, o respeito aos direitos humanos ou as relações de trabalho.
Visando diversificados processos de estudo, os textos, os exercícios e sugestões de pesquisas e atividades que fazem parte da coleção foram concebidos cuidadosamente com um tríplice objetivo: demonstrar diferentes aspectos da diversidade das sociedades atuais – científica, social, étnico-cultural, sexual, religiosa, dentre outras -; interpretar diferentes formas de ver e sentir esses processos desenvolvendo o protagonismo crítico; e, valorizar distintas formas de conivência com as diferenças percebidas a partir dos conhecimentos produzidos.
Esse é o convite dos autores da coleção Novo Viver, Aprender: Caminharmos juntos no sonho de concluir a escola, procurando incentivar os estudantes ao exercício de seu protagonismo cidadão através do estudo, da reflexão e da proposição de mudanças para a sociedade.
Judith Maida
Gerente Editorial – Didáticos
Grupo Editorial Global