Educando além da Sala de Aula: Estratégias para uma Aprendizagem Significativa na EJA

16 de outubro de 2024

Na EJA, reconhecer que cada indivíduo traz consigo uma bagagem única de experiências é fundamental. Contudo, é crucial para os estudantes entender que o conhecimento adquirido na escola é construído de maneira sistemática e científica, diferente dos saberes práticos do dia a dia.

A aprendizagem se torna envolvente quando os estudantes são desafiados a investigar questões reais utilizando métodos científicos. Essa abordagem não apenas torna o aprendizado mais significativo, mas também desmistifica conceitos e promove uma compreensão mais profunda dos temas abordados. Um exemplo disso é a aprendizagem baseada em problematizações adotada na coleção Novo Viver, Aprender, que permite aos estudantes aplicar teorias em situações práticas, estimulando sua participação ativa no processo educacional.

Um aspecto diferencial é a oportunidade oferecida pela Coleção para os estudantes desenvolverem projetos autorais, que não só enriquecem o aprendizado interno da escola, mas também promovem visibilidade externa das práticas educativas.

Na Educação de Jovens e Adultos, as estratégias pedagógicas devem ser inclusivas, respeitando a diversidade étnico-racial, de gênero, etária, regional e das pessoas com deficiência. É essencial que essas estratégias não simplifiquem nem infantilizem o processo educativo, mas sim valorizem temas complexos como combate à discriminação e novas formas de organização do trabalho, relevantes para o público da EJA. Por isso a coleção foi escrita e pensada exclusivamente para universo adulto e jovem, sem infantilizar o estudante.

O diálogo é um princípio pedagógico essencial na coleção Mais do que uma simples troca de palavras, ele representa a construção coletiva de conhecimento, levando em consideração a diversidade de saberes individuais e grupais. Os debates são uma ferramenta poderosa para essa troca, exigindo que o professor ouça atentamente os estudantes e lhes dê voz para expressar suas próprias experiências e perspectivas.

Ao longo da Coleção, os estudantes são desafiados a desenvolver habilidades de inferência e argumentação em textos orais e escritos, adaptados ao amplo perfil etário dos estudantes da EJA. Por meio de textos diversificados e desafiadores, eles são incentivados a observar detalhes, contextos e pistas implícitas, promovendo uma análise crítica e aprofundada.

Essas abordagens não apenas enriquecem o aprendizado dos estudantes da EJA, mas também os capacitam como agentes de mudança em suas comunidades. Ao promover um ambiente educacional inclusivo e estimulante, a coleção não apenas transmite conhecimentos, mas prepara os estudantes para enfrentar desafios e contribuir positivamente para uma sociedade mais equitativa e informada.

Judith Nuria Maida

Coordenadora da coleção Novo Viver, Aprender para Educação de Jovens e Adultos.
Bacharel e Licenciada em Geografia pela USP. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de La Rioja (Espanha). Pós-graduada em formação de professores pela Universidad de Nebrija (Espanha). Formadora de educadores e Coordenadora de materiais didáticos mercado e PNLD.

Posts relacionados