Práticas de Alfabetização na EJA: Promovendo a Leitura do Mundo

11 de setembro de 2024

A alfabetização é uma etapa crucial para a inclusão social e o desenvolvimento pessoal, especialmente para adultos que buscam na Educação de Jovens e Adultos uma nova chance de aprendizado. Nas práticas de alfabetização e Matemática da Coleção Novo Viver, Aprender - EJA, o foco está em ensinar não apenas a ler e escrever, mas também em desenvolver habilidades matemáticas básicas necessárias para enfrentar desafios do cotidiano, como interpretar textos simples e lidar com operações numéricas.

O conceito de alfabetização evoluiu significativamente ao longo dos anos, incorporando o letramento como uma abordagem mais ampla que inclui não apenas a decodificação das letras, mas também o uso funcional da linguagem escrita e a compreensão de contextos sociais. Segundo Magda Soares, a alfabetização deve capacitar os indivíduos a não apenas reproduzir informações, mas a interagir criticamente com o mundo através da escrita (Soares, 2003).

No contexto atual de aprendizagem ao longo da vida, a alfabetização não se restringe à sala de aula. Os estudantes da EJA estão imersos em um ambiente onde a comunicação é cada vez mais diversificada e multimodal, envolvendo não apenas textos escritos, mas também vídeos, imagens e interações online. Isso exige uma educação que seja relevante e adaptável às necessidades contemporâneas.

A coleção Novo Viver, Aprender se destaca ao integrar práticas de letramento que abrangem diferentes formas de linguagem, desde textos verbais até multimodais, preparando os estudantes para compreender e produzir informações em variados contextos. A abordagem pedagógica promove o desenvolvimento do raciocínio matemático e a capacidade de analisar criticamente textos escritos e digitais.

Bakhtin nos lembra da riqueza dos gêneros discursivos, que refletem a diversidade das atividades humanas e das formas de comunicação. Nesse sentido, as práticas de alfabetização não se limitam apenas ao ensino básico de leitura e escrita, mas buscam capacitar os estudantes para participar ativamente da sociedade moderna, compreendendo e produzindo diferentes tipos de textos em múltiplos formatos.

Para enfrentar os desafios do século XXI, é essencial que os indivíduos adquiram competências em letramento digital e sejam capazes de usar ferramentas tecnológicas para buscar informações e se comunicar eficazmente. As práticas educativas na EJA devem, portanto, integrar essas habilidades emergentes sem deixar de lado os fundamentos tradicionais de alfabetização.

A teoria de Freire sobre a "Leitura do Mundo" destaca a importância de contextualizar o aprendizado, reconhecendo e valorizando os conhecimentos prévios dos estudantes adultos. Na EJA, isso se traduz em uma abordagem que não apenas ensina, mas também capacita os estudantes a aplicarem seus conhecimentos na resolução de problemas do mundo real, seja através de atividades práticas ou projetos de pesquisa.

Entendemos que as práticas de alfabetização na EJA são fundamentais não apenas para a educação formal dos adultos, mas também para a sua capacidade de se engajar ativamente na sociedade. Ao proporcionar uma educação inclusiva e integradora, a Coleção não só enriquece as competências dos estudantes para o mercado de trabalho, mas também os capacita como cidadãos críticos e participativos, prontos para contribuir positivamente em suas comunidades e além.

Judith Nuria Maida

Coordenadora da coleção Novo Viver, Aprender para Educação de Jovens e Adultos.
Bacharel e Licenciada em Geografia pela USP. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de La Rioja (Espanha). Pós-graduada em formação de professores pela Universidad de Nebrija (Espanha). Formadora de educadores e Coordenadora de materiais didáticos mercado e PNLD.

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