Na Coleção Novo Viver, Aprender – EJA, a interdisciplinaridade assume um papel fundamental ao integrar diversas áreas do conhecimento, proporcionando uma abordagem educacional mais ampla e contextualizada. Essa prática não apenas enriquece o aprendizado dos estudantes, mas também os prepara para enfrentar os seus complexos desafios de viver e trabalhar no mundo contemporâneo, onde os problemas são cada vez mais interligados e multidimensionais.
Edgar Morin, em suas reflexões sobre a educação, ressalta a importância de superar a fragmentação dos saberes para responder adequadamente às demandas da sociedade atual (Campos, 2018, p. 9). Na EJA, isso se traduz em estimular habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e capacidade de fazer conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Essas competências são essenciais não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a vida cotidiana e profissional dos estudantes.
Através da interdisciplinaridade, a Coleção Novo Viver, Aprender, proporciona aos estudantes a oportunidade de analisar situações complexas sob diferentes perspectivas, aplicando conhecimentos teóricos de maneira prática e significativa. Ao conectar disciplinas como História, Geografia, Matemática e Literatura, por exemplo, os estudantes conseguem compreender melhor as relações entre os fenômenos sociais, econômicos e culturais.
A Coleção oferece uma variedade de recursos e atividades que facilitam a integração de saberes na prática educativa da EJA. Por exemplo, na seção "Leitura em foco", os estudantes exploram gêneros textuais diversos que não só ampliam seu repertório linguístico, mas também incentivam a reflexão crítica e a análise interdisciplinar. Em "Ampliando os Conhecimentos", o aprofundamento dos temas abordados abre novas perspectivas de estudo, permitindo uma compreensão mais abrangente e integrada dos conteúdos aprendidos.
Além de enriquecer o currículo a interdisciplinaridade na EJA prepara os estudantes para serem cidadãos mais conscientes e atuantes em suas comunidades. Eles aprendem a valorizar e aplicar conhecimentos em contextos reais, desenvolvendo competências que são fundamentais para a participação efetiva na sociedade.
É importante ressaltar que a interdisciplinaridade não apenas fortalece a aprendizagem individual dos estudantes, mas também promove um ambiente educacional mais dinâmico e enriquecedor. No Manual do Professor, os educadores são desafiados a pensar de maneira criativa e inovadora, adaptando suas práticas pedagógicas para atender às necessidades e interesses diversos dos estudantes na EJA.
Portanto, investir na interdisciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos não é apenas uma escolha pedagógica da coleção, mas uma necessidade para proporcionar uma educação mais completa, relevante e significativa, fortalecendo os estudantes não apenas para o presente, mas também para o futuro.
Judith Nuria Maida
Coordenadora da coleção Novo Viver, Aprender para Educação de Jovens e Adultos.
Bacharel e Licenciada em Geografia pela USP. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de La Rioja (Espanha). Pós-graduada em formação de professores pela Universidad de Nebrija (Espanha). Formadora de educadores e Coordenadora de materiais didáticos mercado e PNLD.